jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh-destaque1
Design Floral

Expoflora 2016: Arranjos de flores inspirados no mestre Van Gogh

Holandês, nascido em 1853, grande mestre da pintura e uma vida inteira dedicada à arte. Definitivamente, não dá para competir com ele. Todos os flashes vão para Van Gogh na Exposição de Arranjos Florais da Expoflora 2016, onde sua história de amor por girassóis é revivida em lindas composições.

Os olhares mais atentos e apaixonados por arte vibram de emoção com a linda homenagem ao pintor. É pura nostalgia. O design assinado por Jan Willem van der Boon e Jessica Drost tem como cenário o quarto do pintor cercado de arranjos florais inspirados em obras famosas do artista, como “Girassóis” (1889) e “Noite Estrelada” (1889).

As flores preferidas de Van Gogh são as estrelas deste arranjo floral clássico que brilha no esplêndido fundo azul, carregado de dramaticidade e emoção. Com um toque de magia, os designers trazem à vida a obra “Girassóis”.

jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh4jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh2jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh1

Van Gogh pintou girassóis repetidas vezes ao longo da vida. A explosão do amarelo, a luz solar quente e acolhedora e a vivacidade da flor exerciam um verdadeiro fascínio sobre o pintor, que se referia aos girassóis como “…algo de mim”. Existia uma conexão entre ele e a flor, uma linda história de amor.  

“A pintura está na minha pele… é um sol, uma luz, que só posso chamar de amarelo, porque não tem outra palavra… como o amarelo é lindo!”

Vincent Van Gogh

Para mergulhar nas pinceladas de Van Gogh, a dupla utilizou muitos tons de azul e amarelo na decoração do cenário e nos arranjos florais clássicos. Toda a riqueza dos lírios ensolarados, em contraste com a noite azul e fria dos delphiniuns e crisântemos, revela uma profunda expressão da obra “Noite Estrelada”. O verde das samambaias e da hera paulista complementam e emolduram o cenário.

jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh5jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh6jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh3

Cercada de flores e girassóis, uma escultura com o autorretrato do pintor aparece flutuando entre espelhos que refletem milhares de flores. É bem provável que Van Gogh nunca tenha pensado em um dia estar aqui, recebendo esta linda homenagem em Holambra (SP). Mas certamente este é o lugar onde o pintor merece estar: em um verdadeiro mar de girassóis!  

jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh8jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh10jc-expoflora2016-arranjos-florais-van-gogh7

Gostou desse post? Acompanhe a cobertura completa e exclusiva da #Expoflora2016 no Jardim do Coração! Curta a nossa FanPage e siga nosso perfil @jardimdocoracao no Instagram, e seja o primeiro a ver todas as novidades desta grande festa! :)


> Créditos das fotos: Divulgação – Fabiano de Bruin

Um beijo no coração!

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)

  • Ana Borges

    Nossa, que coisa mais linda!
    Encantada, muita criatividade!!!

  • Que lindeza como a dupla capturou a essência das pinturas de Van Gogh e transportou pro cenário. Sou apaixonada pela obra dele, acho que me sentiria em casa ai! ♡