A Primeira Flor da Suculenta Rosário
Paisagismo

A Primeira Flor da Suculenta Rosário

Amar é… ficar na maior expectativa para ver uma suculenta florescer!   

Estava super ansiosa para ver o botãozinho do meu Rosário (Senecio rowleyanus) se abrir, mas o tempo fechado aqui em Floripa não ajudou muito. Conversava com ele todos os dias, e tudo que ouvia eram pequenos sussurros que diziam assim: – Paciência, menina, tenha paciência. A natureza é soberana com o seu tempo.

jc-suculenta-rosario-em-flor2

Já estava aqui a imaginar se a florzinha teria mesmo o aroma de canela quando a suculenta finalmente floresceu, desabrochando em mim o sorriso típico de quando a gente fica assim, toda boba, com aquele riso fácil no canto da boca! :)

A florzinha é livre, leve e solta, com a textura de uma flor de cera. Parece de plástico. Muito delicada, tem um perfume que lembra mesmo o aroma de canela. Mas eu diria que parece mais com baunilha.

Penso que é um cheirinho gostoso que fica entre o perfume de canela e o de baunilha. Não chega a ser tão forte quanto o de canela, nem tão suave quanto o aroma de baunilha. Só sei que é bem adocicado!

jc-suculenta-rosario-em-flor5

Ganhei essa muda de Rosário, também conhecida como Colar de Pérolas, bem no início do ano. Agora já posso dizer que ela virou gente grande! Para falar a verdade, nunca tive muita sorte com essa espécie de suculenta. Mas hoje posso dar algumas dicas que funcionaram bem para mim: ela gosta de luz, água fresca e solo bem drenado. Nada de sol. Ela precisa receber muita luz natural, mas deve ser protegida do sol direto. Principalmente, em regiões mais quentes e também durante o verão. Aquele solzinho da manhã, com a temperatura amena que é típica do outono, faz bem. Mas ela precisa de proteção contra os raios solares mais fortes.

E o mais importante: sem ressecamentos. Ela necessita de regas frequentes para crescer e se multiplicar. Era bem nesse ponto que eu errava: na escassez de água. Porque veja bem… não é porque as suculentas são resistentes à longos períodos de seca que elas não gostam de água. Falarei disso mais adiante, de forma bem explicada, mas por hoje já posso adiantar que elas precisam, sim, de regas frequentes. Rega é amor, minha gente! O segredo aqui é ter um solo bem drenado e só regar quando a terra estiver seca.

jc-suculenta-rosario-em-flor3

Para estimular a floração, a dica é usar húmus de minhoca misturado ao substrato. Suculentas são muito generosas. Não precisam de adubação química, vai por mim!

Agora só falta colocar meu Rosário em um vaso pendente para que ele revele toda sua beleza e graciosidade…  

jc-suculenta-rosario-em-flor4

E você, também tem um Rosário? Já viu ele florescer? Diz pra gente nos comentários! E não deixe de compartilhar esse post com todos os amigos que amam cactos e suculentas. Eles também vão gostar de ver a flor desse mimo que é o Rosário!

Um beijo no coração!

Post anterior

Você também vai gostar! :)

  • Ana Paula

    Alice não sabia que ele dava flor
    Bem delicada. Eu ainda não tenho ele

  • Juliana Amado

    Também não sabia que dava flor! Que legal essa descoberta!