Acerola, árvore que dá frutos o ano inteiro

Quando criança, sempre me perguntava por que aquela mudinha não tinha vingado, por que algumas flores murchavam rapidamente ou por que a mangueira (do nada!) parava de dar frutos tão suculentos. Tudo isso ao mesmo passo que as couves do meu pai cresciam rapidamente, os coqueiros produziam o ano inteiro e a nossa horta era a coisa mais linda de se ver.

Com o passar dos anos, a própria vida se encarregou de revelar o segredo disso tudo. Descobri que jardins são feitos com o coração: dependem do nosso carinho e cuidado para sobreviver. E aqui não existe esse papo de “mão boa” ou “dedo verde”. O mais importante é o sentimento que você imprime naquilo que planta. “Todo jardim começa com uma história de amor”, lembra? Então vou te contar a minha…

Herança verde

Antes de morrer, meu pai cismou de plantar um pé de acerola no nosso quintal. Entre tantas árvores, não sei o porquê, a escolheu. Quando plantou, provavelmente, já sabia que não comeria seus frutos nem se sentaria à sua sombra. O câncer avançava rápido demais. Ele nunca perdeu as esperanças, mas os primeiros frutos vieram com sabor de saudade.

Essa lembrança me faz pensar que todos nós deveríamos plantar pelo menos uma árvore na vida. Para os nossos filhos, para as futuras gerações, para carregar no peito a semente do amor e da esperança em dias melhores.

E você, já pensou em plantar uma árvore?

Que tal começar com um pé de acerola? Basta separar um cantinho ensolarado no quintal ou até mesmo na sua varanda. Ela é um arbusto bem rústico, do tipo sem-frescuras, que atinge até três metros de altura e pode ser plantado em vaso.

Adora solo bem adubado e rico em matéria orgânica (esterco e outros resíduos). Para completar os cuidados, precisa de água na medida certa (nada de encharcamento), podas regulares, fertilizantes (como o NPK 10-10-10) e muito, muito amor. Como retribuição, a acerola pode dar frutos o ano inteiro. Bem generosa, não acha?

Jardins dos Leitores

Adoro conhecer histórias de amor entre as pessoas e a natureza.
Se você tem alguma história pra contar, escreva pra gente! 😉

Obrigada pela visita!

Inscreva-se na nossa Newsletter

Artigos Recentes