jc-expoflora2016-festa-das-flores
Paisagismo

Expoflora 2016: A festa das flores em Holambra já começou!

Direto da cidade de Holambra, vim levantar a poeira do blog para trazer uma notícia super especial: segura o coração que a Expoflora está de volta, em mais uma edição cheia de flores, plantas, jardins, comidas típicas, caminhões de chopp e muuuuuuuita diversão! :)

A pequena cidade no interior de São Paulo está em festa com a chegada da Expoflora. E o meu coração, vocês devem imaginar… está pulando de alegria!!   Esta cidade é o meu segundo lar, por isso vibro com cada conquista, novidade e evento que acontece por aqui.

A 35ª Expoflora teve início na sexta-feira (25/8) e estará aberta ao público até o dia 25/9 para dar boas-vindas à primavera. É a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Em um parque com 250 mil metros quadrados, o evento tem atrações para todos os públicos e conta com uma infraestrutura completa para receber toda a família:

1. Experimente as comidas típicas holandesas em uma das duas praças de alimentação. São 16 lanchonetes, sete restaurantes e muitas opções (típicas ou não) para comer à vontade. Não deixe de experimentar a Pannekoek (panqueca), as Batatas Holandesas e o famoso Stroopwafel (waffel com recheio de caramelo) produzido em Holambra. Esse é pra levar pra casa aos montes. Ah, e as formiguinhas de plantão vão adorar as confeitarias típicas com doces de todos os tipos que você possa imaginar!   

jc-expoflora2016-bloembarry-cred-divulgacao

2. Deixe seus olhos passearem à vontade pela exposição de arranjos florais. Os decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost criaram cenários impressionantes, inspirados até no mestre Van Gogh.

jc-expoflora2016-arranjo-floral-inspirado-em-vangogh

3. Visite a 12ª Mostra de Paisagismo e Jardinagem para buscar referências e inspirações para o jardim. Este ano há uma vibe diferente na mostra, que se transformou em uma residência completa – e super florida! Os projetos paisagísticos e de decoração apresentam ideias simples para deixar a casa mais verde com o cultivo de plantas e flores. Ao  passar pelo Hall de entrada, criado pelo paisagista Luciano Zanardo, você já vai se encantar com a atmosfera zen do jardim tropical inspirado em Bali. Quando chegar ao Oratório, vai se emocionar com o lindo altar do decorador Gabriel Talarico. Garanto, ainda, que seu coração vai vibrar de emoção ao encontrar uma coleção escandalosa de rosas do deserto no Living projetado pelos arquitetos Dirceu Daieira e Fernanda Souza Leme. A mostra é imperdível!   

jc-expoflora2016-living-orquideas

jc-expoflora2016-oratorio-cred-fabiano-de-bruim-5

jc-expoflora2016-living-rosas-do-deserto

4. Refresque o coração com a Chuva de Pétalas! É emocionante quando as pétalas coloridas e perfumadas descem dos céus de Holambra, de forma suave e multicolorida.

5. Divirta-se com as apresentações de danças típicas holandesas, que acontecem diariamente, a partir das 14h30, nos palcos da Expoflora. O grupo de dança de Holambra, formado pelo carismático professor Piet Schoemaker, é o único no mundo a reunir coreografias de várias regiões da Holanda. Dá vontade de entrar na roda e sair dançando com as crianças! :)

jc-expoflora2016-dancas-tipicas-holandesas

6. Divirta-se livremente pelo parque, e encante-se com as deliciosas surpresas que a Expoflora pode proporcionar: bandinhas musicais que surgem tocando canções inesquecíveis, um fusca completamente verde e florido, brincadeiras interativas com artistas itinerantes, um banquinho aconchegante para relaxar, a parada das flores, um minissitio para divertir a criançada, muitas atrações artísticas, um parque de diversões e até mesmo um caminhão gigaaaaaaaante carregado de chopp da Amstel!   Bônus especial: tirar uma foto abraçando uma embalagem de detergente! rsrs

jc-expoflora2016-alice-saraiva-fusca-florido

jc-expoflora2016-caminhao-chopp-amstel

jc-expoflora2016-parque-da-expoflora-cred-familia-coelho-estudio-1

parada-das-flores2014-cred-familia-coelho-24

jardins-expoflora-cred-fabiano-de-bruin-4

jc-expoflora2016-alice-saraiva-detergente

7. Conheça a história da cidade no Museu Histórico Cultural de Holambra, localizado dentro do parque da Expoflora. Você vai se impressionar com a história de coragem e resiliência que está por trás da imigração e colonização holandesa no Brasil. Bem ao lado do Museu, há réplicas das casas onde os pioneiros viveram.

museu-de-holambra-2015-casa-dos-pioneiros-cred-fabiano-de-bruin-47

8. Faça um passeio turístico em Holambra para conhecer os aspectos históricos e a arquitetura da cidade. O passeio inclui a visita ao Moinho de Vento em tamanho natural e a um campo de flores.

9. Comprinhas! Há muitas opções de presentes e compras na Expoflora, mas se você procura algo típico da cidade, aposte no trio: pequeno souvenir holandês de porcelana + tradicional Klompen ou tamanco holandês (de qualquer tamanho) + um pacote de Stroopwafel (waffel com recheio de caramelo). São lembranças típicas de Holambra para guardar no coração!   

jc-expoflora2016-stroopwafel-cred-divulgacao

Ao passear na Expoflora, você vai encontrar uma oferta incrível de produtos: são três shoppings com cerca de 250 estandes! A minha dica é prestigiar sempre os negócios locais do interior de São Paulo e outros estados. Destaques que valem a pena: suco de uva branca maravilhoso de uma cidade próxima de Holambra, o artesanato de Pedreira e outros locais, objetos lindos de crochê que vem direto de Inconfidentes (MG), peças decorativas para enfeitar o jardim e produtos de jardinagem que você só encontra em Holambra.

Tem opções para todos os gostos, e também é possível encontrar objetos de decoração, além de móveis, utensílios domésticos, roupas e calçados.

jc-expoflora2016-shopping-das-flores-cred-fabiano-de-bruin-7

Vende-se tudo na Expoflora! Há inclusive o Shopping das Flores, que vale uma visita antes de partir. Você vai sentir saudades de Holambra, e a melhor forma de carregar um pedacinho da cidade no coração é levando uma plantinha para o jardim. Deixe-se contagiar pelo espírito holambrense de deixar o mundo #maisverde e cheio de amor! :)

Bateu a vontade de ficar um pouco mais?

dutchSe a ideia for adiar a volta para casa, tenho algumas dicas imperdíveis do que fazer na cidade:

  • Conhecer o The Old Dutch, um restaurante holandês que serve a melhor comida típica da cidade! Sério, gente… O Casa Bela tem um Eisben (joelho de porco) legal, a Martin Holandesa tem uma Pannekoek (panqueca) divina, mas comida holandesa tradicional é no Old Dutch! O atendimento impecável também é um ponto forte da casa, onde você é recebido como um amigo pelo dono do restaurante, que parece o Obelix e muitas vezes está segurando uma caneca enorme de cerveja. Na minha opinião, é o melhor restaurante de Holambra. Como diz o slogan da casa, “escolha seu prato e alimente seu bom humor”!
  • Passeio de bike pelos campos de flores com a Daiana, que é uma fofa e conhece tudo em Holambra!
  • Caminhar pelo lago no fim da tarde é uma das coisas que mais amo fazer em Holambra! De bike ou a pé, todo dia é dia de explorar a cidade e se encantar com a limpeza das ruas, o projeto urbanístico e o jeito simpático do povo holambrense, que carrega muitos traços da cultura holandesa.
  • Curtir a noite no Vila de São Paulo, em um ambiente super animado, com boa música e um cardápio recheado de porções fartas e preços justos que encantam qualquer um.

Quer mais dicas? Leia esse post completo com as principais atrações de Holambra! Ficarei alguns dias na cidade para cobertura da Expoflora e estou me divertindo horrores! :)

jc-expoflora2016-alice-saraiva

Serviço

35ª Expoflora

- Localização: Holambra (SP) – fica bem perto de Campinas!

- Período: de 26/8 a 25/9, de sexta-feira a domingo, e nos dias de 7 e 8 de setembro (feriado da Independência do Brasil)

- Horário: das 9h às 19h

- Ingressos: R$ 42,00 na bilheteria, com meia-entrada para crianças, estudantes e idosos

- Informações para o público: (19) 3802-1421 e [email protected]

 

Um beijo carinhoso,

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)