Jardim da família - Rubem Alves e Raquel Alves
Paisagismo

Jardim da família no quintal: é tempo de resgatar o convívio, os valores e o amor

“Todo jardim começa com uma história de amor”, escreveu o mestre Rubem Alves. Talvez só não imaginasse que um dia essas palavras sairiam do papel, em uma linda homenagem de sua filha. Uma declaração de amor em forma de jardim, deixada pela arquiteta e paisagista Raquel Alves na Expoflora 2013. É um jardim para ver, sentir, emocionar e reproduzir no quintal de casa.  

O jardim “Paisagens da alma” é um cantinho aconchegante para reunir a família e os amigos, em um espaço cercado de verde, com a proposta de resgatar o convívio familiar e os valores que estão se perdendo. O quintal é um convite a dar uma pausa na correria do dia-a-dia para dedicar mais tempo ao que realmente importa na vida.

Os dias de churrasco no quintal ficarão mais alegres com o cantinho de refeições construído sobre o piso de concreto drenante. O espaço ganhou móveis em madeira de demolição, além de painéis em bambu para suavizar as paredes e proporcionar maior aconchego com plantas fáceis de cuidar. É o caso das samambaias e pleomeles.

Jardim da família no quintal
O corredor, conduzido por bromélias, leva até o outro lado do jardim, onde há um pergolado com ripas de eucalipto que oferece uma sombra gostosa para relaxar na namoradeira e nas poltronas de fibra sintética. Aqui temos mais pleomeles na lateral do pergolado e orquídeas chuva-de-ouro (oincidium). Com o tapete de pedrinhas, a vontade de colocar os pés no chão torna-se irresistível.   

Jardim da família no quintal

“Balançar é o melhor remédio para a depressão”

O balanço no jardim é pura poesia, inspirado em uma crônica do escritor Rubem Alves. No brinquedo é possível contemplar o verde das palmeiras-fênix e o colorido das pequenas kalanchoes. Pertinho do balanço, há uma linda jabuticabeira cercada de bancos de madeira, que inspira bate-papos super animados.

Jardim da família no quintal Jardim da família no quintal
No cantinho para descanso e leitura, uma estante de tijolinhos e tábuas de madeira se transforma em um lindo jardim vertical, com objetos de decoração e plantas fáceis de cuidar, como tostão (dinheiro-em-penca) e columéia (peixinho), além de bromélias, orquídeas phalaenopsis suculentas. Este espaço é um convite para ler, relaxar, meditar e jogar conversa fora. Bem simples de fazer em casa, em versão mini ou giga. Use a criatividade! :)

Jardim da família no quintal
Esse jardim me emocionou muito! Não só porque sou apaixonada por paisagens, mas também porque AMO esse escritor e pai maravilhoso. Homenagem mais que merecida!! :)

Obrigada pela visita!

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)