Jardim vertical com plantas pendentes
Paisagismo

Jardins verticais: ideias que cabem em qualquer espaço

Tudo que você quer é um cantinho verde para relaxar, ler um livro e folhear suas revistas preferidas? Esse jardim vertical, repleto de plantas pendentes, foi feito pensando em você. Aposte em samambaias, rendas-portuguesas, columéias (peixinhos) tostões (dinheiro-em-penca), que são simples de cuidar e sempre surpreendem.

Agora pre-pa-re o seu coração: as próximas fotos são de tirar o fôlego. Chega de desculpas, é hora de colocar em prática o velho sonho de ter um jardim vertical. Separe um cantinho na sua varanda, cozinha, sala de estar, área de serviço ou quintal. O importante é ter uma boa dose diária de luz e escolher as plantas certas para o seu ambiente. Uma dica: selecione espécies com necessidades bem parecidas, em termos de luz solar, clima, solo, rega, entre outras. Assim será mais fácil cuidar delas com o carinho que precisam. 

Jardins para todos os gostos

O jardim vertical da foto a seguir é perfeito para quem adora verde, mas não tem muito tempo para cuidar das plantas. Se for este o seu caso, use e abuse de plantas pendentes como tostão (dinheiro-em-penca) e columéia (peixinho), além de bromélias, orquídeas phalaenopsis suculentas. A estante que dá vida ao jardim é bem fácil de fazer em casa, em versão mini ou giga, com o uso de tijolos ou lajotinhas, tábuas de madeira e muita criatividade.

Jardim vertical com blocos de tijolos e tábuas de madeira
A varanda é pequena, mas tem a maior pinta de quintal. Boa para reunir os amigos em tardes gostosas. Já imaginou um piquenique nessa varanda? O jardim vertical foi feito com painéis de fibra de coco, vendidos em lojas de jardinagem. Mais uma vez, a dica é usar plantas pendentes, de fácil manutenção, como ripsálisaspargo-alfineteorquídeas phalaenopsis bromélias. As jardineiras do guarda-corpo têm orquídeas-bambu (orquídeas-de-jardim) bem queimadinhas de sol. Essa orquídea terrestre gosta de meia-sombra e água-fresca, beleza?

Jardim vertical
Se tudo o que você precisa é um cantinho verde, pequenino e charmoso para chamar de seu, aposte em folhagens.

Jardim vertical com folhagens
Quer um espaço charmoso para relaxar e expor sua coleção de plantas?

Jardim vertical para expor coleção de plantas
Cantinho eco-friendly para personalizar e chamar de seu: aqui o jardim vertical é feito com pallets e as latas de alumínio dormem abóboras e acordam vasos. Até panela velha rouba a cena no jardim!  

Jardim vertical com pallets e latas de alumínio
A regra aqui é: não existem regras! É perfeitamente possível trazer para o jardim aqueles objetos de decoração que normalmente ficam dentro de casa, como molduras de quadros, gaiolas e espelhos decorativos.

Jardim vertical com objetos de decoração
E aqui vai um quintal honesto pra gente admirar e morrer de inveja. O jardim vertical, feito com painel de madeira, é bem simples e funcional.

036-4970cd1911b41349dd700659d4381017
Você ama verde, mas não abre mão de uma decoração bem clean? O jardim vertical, onde as jibóias reinam soberanas, é perfeito para ambientes fechados que recebem bastante luz. E se quiser dar um toque mais romântico, aposte na hera. O mais importante, em ambos os casos, é manter a planta sob controle com podas regulares, e lembrar que elas são tóxicas, ou seja, estão proibidas em casas com crianças e bichos de estimação.

00251bd72cdd9127e2580002430._w.540_s.fit_
E mais jardins verticais em pequenos espaços, pra ninguém inventar mais desculpas!

Jardins verticais para pequenos espaços

Jardim do Coração é igual coração de mãe

Aqui sempre cabe mais um! Principalmente se for um velho objeto ou utensílio doméstico, prestes a ser descartado, como bolsas, sapatos, pratos, escadas, canos, janelas e por aí vai… quem ama a natureza sabe que tudo na vida se recria!  

Jardim vertical com estrutura de garrafas pets. Merece um milhão de corações!

Jardim vertical com garrafas pets
Jardins verticais com pallets, cadeirinha da vovó, suculentas e muita criatividade. Tem como não amar?

Jardins verticais com pallets
Jeito super diferente de plantar a hortinha caseira: em calhas de alumínio, daquelas que colocam nos telhados, e em sapateiras, daquelas que vendem aos montes nas lojinhas de utilidades domésticas.

Jardim vertical com hortas e temperos
A escada e as velhas caixas de correio também correram do lixo para o jardim vertical. Outra ideia legal é utilizar aqueles saleiros que ficam pendurados na parede.  

jv_escada_porta_sal_caixa_correio
Sabe aquela fruteira velha, horrorosa, que tá te dando nos nervos e você anda doido pra jogar fora? É perfeita para começar a plantar uma horta! Do mesmo jeito, as caixas de feira, escadas velhas e armários que iam para o lixo. Chic é reutilizar, baby!  

Jardins verticais com fruteira, caixotes de feira, escadas e móveis antigos
Até janelas velhas têm espaço no nosso jardim, no nosso coração.  

Jardins verticais com janelas
E pra finalizar, tem canos de PVC dando bobeira por aí?

jv_canos_pvc_expoflora_2013


Crédito das fotos: Capa e 1ª do Jardim do Coração | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Jardim do Coração

Mostre sua casa

Gostou das ideias? Então, vamos pular a fase de pensar em um jardim vertical para criar um, só nosso? Aguardo as fotos de vocês! :)

Obrigada pela visita!

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)