Íris da Praia
Paisagismo

Meia-sombra e água fresca para a Íris-da-praia

“Oi Amiiiga! Tenho uma planta aqui e não sei qual o nome. Será que você conhece? Bjus!”

Scarlett – Rio de Janeiro

Querida, essa plantinha linda que você tem em casa chama-se Íris-da-praia. Mais carioca impossível, não acha? :) Nativa nas restingas litorâneas do Brasil, suas flores brancas com manchas amareladas e azul-arroxeadas se abrem pela manhã e duram um dia. Um verdadeiro espetáculo.

Cuide dela com carinho, sempre à meia-sombra. Sol pleno só se for de manhã, bem de leve. Sabe do que ela gosta? De clima quente e úmido. De solo rico em matéria orgânica, bem drenado e adubado com esterco. De amor. De regas periódicas.

Notei, pela foto, que a sua planta está com as folhas bem amareladas e as pontinhas queimadas. Tente colocá-la à meia-sombra, em local bem iluminado, restringindo apenas a quantidade de sol direto que ela recebe.

A Íris-da-praia lembra muito uma orquídea, ainda mais com essa flor, que parece pintada à mão. É bem resistente, fácil de cuidar e se propaga com uma facilidade incrível. Chega a ser invasora. Por isso, recomendo o plantio em vasos. Ela fica muito bonita quando cultivada em grupos, formando maciços em jardineiras e bordaduras. No projeto paisagístico de Alexandre Furcolin, a Íris reina absoluta em vasos, à sombra do jardim de eucaliptos. Coisa linda de se ver.

Projeto paisagístico de Alexandre Furcolin

Foto: Casa e Jardim

A Íris-da-praia também é conhecida como Neomarica candida (nome científico) ou Íris-caminhante. É caminhante porque, após florescer, vai se curvando ao chão e só de encostar na terra já produz novas mudas. Assim vai caminhando e se propagando pelos jardins.

Plantão de dúvidas

Neste espaço, ajudamos você a descobrir nomes de plantas. Postamos dicas de jardinagem. Salvamos plantas que estão morrendo. Envie sua dúvida agora mesmo. Se tiver fotos, melhor ainda. Participe!

Obrigada pela visita!

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)

  • edilene

    ola,acabei de ver este post sobre a flor iris da praia e tenho uma em casa que está morrendo,ela esta com as folhas amareladas amarronzados,ela esta plantada direto no solo junto com as flores chamadas beijinho,não sei o que faço para recupera-la,gostaria de saber se posso muda-la de lugar planta-la em um vaso,preciso muito que me oriente não quero perder minha flor que é a mais linda do meu jardim.

    desde já agradeço.

  • =)