Onze Horas, a felicidade em flor!

Felicidade é… ver suas Onze Horas florescerem todas as manhãs. Com cores e formas que, só de olhar, já energizam a alma e o coração! 🙂

O espetáculo no jardim tem início perto da hora do almoço, quando o sol fica mais forte, e os botões de flores começam a se abrir. A magia da natureza termina ao fim do dia, quando o sol vai descansar. É hora de se recolher e renovar as forças para um novo dia.

A Onze Horas, conhecida cientificamente como Portulaca grandiflora, é uma planta bem fácil de cuidar. É muito indicada para quem está começando na arte da jardinagem. Toda essa generosidade vem de família. Da família das suculentas, as gorduchinhas que amam o sol e bebem pouca água.  

O jardim fica muito mais comtemporâneo, alegre e colorido com a Onze Horas, seja ela com flores simples ou dobradas, em variados tons de cor que passam pelo branco, rosa, amarelo, laranja, rosa pink e vermelho. Experimente plantá-la em canteiros, jardineiras, bordaduras e até mesmo em vasos pendentes. Também fica linda como complemento para vasos e canteiros de plantas maiores, como palmeiras e arvoretas.

Como cuidar da Onze Horas

Essa plantinha conquistou seu coração? 🙂 Então vem comigo aprender tudo sobre ela: saiba como preparar o solo adequado, aprenda a regá-la, e veja como mimá-la com o adubo perfeito.

Muda ou semente?

Tanto faz, você pode plantá-la das duas formas. Se optar pela muda, tenha o cuidado de escolher uma planta saudável. Observe a coloração, o aspecto da planta, e veja se está livre de pragas como a cochonilha (um pontinho branco que parece algodão).

A primeira flor do meu vaso de Onze Horas plantado a partir de sementes! :)
Sol ou sombra?

Sol. Muito sol, sempre que possível. Ela também vive muito bem, obrigada, à meia-sombra, mas pode não florescer tanto quanto você gostaria… =(

Solo ideal

É o mesmo que indicamos para as suculentas: a composição de terra adubada e areia de construção, na proporção de 2:2, ou seja, duas partes de terra para cada duas partes de areia. A terra tem que ser bem levinha, sem torrões, para drenar bem a água. Se desejar, misture uma parte de perlita (umas pedrinhas brancas bem leves e pequeninas) ao solo. É um plus! Ah! E nada de utilizar areia de praia, pelamor!! Essa areia contém altas doses de sal, e a sua plantinha não precisa disso. Ok?

Adubo para ficar perfeito

Misture húmus de minhoca (tem o líquido que é um amor!) ou composto orgânico, e um pouco de farinha de ossos, ao solo. A Onze Horas vai amar e esta linda história de amor viverá intensas e abundantes florações! 🙂 Renove este amor com novas adubações, a cada três meses.

Montagem do vaso

O primeiro passo para a montagem do vaso é garantir que ele tenha furos no fundo. Depois, adicione cascalho, cacos de telha ou argila expandida e forre com uma manta geotêxtil (bidim). A manta vai garantir que o substrato não seja levado com a água durante as regas. Depois dessa montagem, você coloca o solo perfeito e planta a muda ou as sementes.

003_jc_onze_horas

Época de plantio

Dê preferência à primavera ou verão.

Clima ideal

A Onze Horas pode ser cultivada em todas as regiões do país! 🙂 Mas precisa receber, pelo menos, quatro horas de sol por dia.

Pouca água

O cuidado com a rega é essencial para cuidar bem da Onze Horas. E aqui o segredinho básico é:  observar a quantidade de sol que a planta está recebendo. Em geral, uma ou duas regas semanais é o suficiente. Mas, se a planta estiver em um canteiro diretamente no solo, talvez seja melhor regar um pouco mais. Observe, regue e veja como ela se comporta.

Multiplicação

A Onze Horas é o puro amor que se multiplica!! Sério, gente, é só retirar um galhinho, plantar na terra e esperar crescer. Ela “pega” muito rápido, não tem erro. Dá pra montar mil vasos e espalhar pela casa inteira!  

Como toda flor anual, com o tempo, a Onze Horas perde o seu “brilho” e precisa ser replantada. É sempre bom tirar novas mudas e plantar em vasos.


Créditos das fotos: Wikimedia Commons (capa) | Jardim do Coração | CEI Morro do Meio | Fotógrafo Digital

Espero que tenham gostado das nossas dicas para cuidar da Onze Horas. Essa plantinha é muito especial, e sempre presente na minha vida. Me lembra a infância, as casas onde vivi, meus primeiros passos na jardinagem… Ficarei muito feliz se você também compartilhar deste amor! 🙂

Caso queira deixar seu jardim mais colorido, não deixe de confeir o artigo sobre arranjo de rosas amarelas. Tenho certeza que irá gostar.

Obrigada pela visita!

Inscreva-se na nossa Newsletter

Artigos Recentes