Onze horas - Flores fáceis de cuidar
Paisagismo

Onze Horas, a felicidade em flor!

Felicidade é… ver suas Onze Horas florescerem todas as manhãs. Com cores e formas que, só de olhar, já energizam a alma e o coração! :)

O espetáculo no jardim tem início perto da hora do almoço, quando o sol fica mais forte, e os botões de flores começam a se abrir. A magia da natureza termina ao fim do dia, quando o sol vai descansar. É hora de se recolher e renovar as forças para um novo dia.

A Onze Horas, conhecida cientificamente como Portulaca grandiflora, é uma planta bem fácil de cuidar. É muito indicada para quem está começando na arte da jardinagem. Toda essa generosidade vem de família. Da família das suculentas, as gorduchinhas que amam o sol e bebem pouca água.   

O jardim fica muito mais alegre e colorido com a Onze Horas, seja ela com flores simples ou dobradas, em variados tons de cor que passam pelo branco, rosa, amarelo, laranja, rosa pink e vermelho. Experimente plantá-la em canteiros, jardineiras, bordaduras e até mesmo em vasos pendentes. Também fica linda como complemento para vasos e canteiros de plantas maiores, como palmeiras e arvoretas.

Como cuidar da Onze Horas

Essa plantinha conquistou seu coração? :) Então vem comigo aprender tudo sobre ela: saiba como preparar o solo adequado, aprenda a regá-la, e veja como mimá-la com o adubo perfeito.

Muda ou semente?

Tanto faz, você pode plantá-la das duas formas. Se optar pela muda, tenha o cuidado de escolher uma planta saudável. Observe a coloração, o aspecto da planta, e veja se está livre de pragas como a cochonilha (um pontinho branco que parece algodão).

A primeira flor do meu vaso de Onze Horas plantado a partir de sementes! :)
Sol ou sombra?

Sol. Muito sol, sempre que possível. Ela também vive muito bem, obrigada, à meia-sombra, mas pode não florescer tanto quanto você gostaria… =(

Solo ideal

É o mesmo que indicamos para as suculentas: a composição de terra adubada e areia de construção, na proporção de 2:2, ou seja, duas partes de terra para cada duas partes de areia. A terra tem que ser bem levinha, sem torrões, para drenar bem a água. Se desejar, misture uma parte de perlita (umas pedrinhas brancas bem leves e pequeninas) ao solo. É um plus! Ah! E nada de utilizar areia de praia, pelamor!! Essa areia contém altas doses de sal, e a sua plantinha não precisa disso. Ok?

Adubo para ficar perfeito

Misture húmus de minhoca (tem o líquido que é um amor!) ou composto orgânico, e um pouco de farinha de ossos, ao solo. A Onze Horas vai amar e esta linda história de amor viverá intensas e abundantes florações! :) Renove este amor com novas adubações, a cada três meses.

Montagem do vaso

O primeiro passo para a montagem do vaso é garantir que ele tenha furos no fundo. Depois, adicione cascalho, cacos de telha ou argila expandida e forre com uma manta geotêxtil (bidim). A manta vai garantir que o substrato não seja levado com a água durante as regas. Depois dessa montagem, você coloca o solo perfeito e planta a muda ou as sementes.

003_jc_onze_horas

002_jc_onze_horas

Época de plantio

Dê preferência à primavera ou verão.

Clima ideal

A Onze Horas pode ser cultivada em todas as regiões do país! :) Mas precisa receber, pelo menos, quatro horas de sol por dia.

Pouca água

O cuidado com a rega é essencial para cuidar bem da Onze Horas. E aqui o segredinho básico é:  observar a quantidade de sol que a planta está recebendo. Em geral, uma ou duas regas semanais é o suficiente. Mas, se a planta estiver em um canteiro diretamente no solo, talvez seja melhor regar um pouco mais. Observe, regue e veja como ela se comporta.

Multiplicação

A Onze Horas é o puro amor que se multiplica!! Sério, gente, é só retirar um galhinho, plantar na terra e esperar crescer. Ela “pega” muito rápido, não tem erro. Dá pra montar mil vasos e espalhar pela casa inteira!   

Como toda flor anual, com o tempo, a Onze Horas perde o seu “brilho” e precisa ser replantada. É sempre bom tirar novas mudas e plantar em vasos.


Créditos das fotos: Wikimedia Commons (capa) | Jardim do Coração | CEI Morro do Meio | Fotógrafo Digital

Espero que tenham gostado das nossas dicas para cuidar da Onze Horas. Essa plantinha é muito especial, e sempre presente na minha vida. Me lembra a infância, as casas onde vivi, meus primeiros passos na jardinagem… Ficarei muito feliz se você também compartilhar deste amor! :)

Obrigada pela visita!

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)

  • BrunaPontes

    Oie!

    Adorei o post.

    Eu tenho na cor rosa e branca em uma floreira de plastico, também plantei junto uma florzinha pequena rosa e amarela que abre e fecha no mesmo tempo que as minhas onze horas.

    Bjus!

    • Que bom que você gostou, Bruna!
      Depois posta fotos para que eu possa conhecer suas meninas! :)
      Ah! E experimente essa adubação com húmus de minhoca líquido. Você vai sentir a mesma diferença que eu senti. Elas adoram!
      Um beijo!

  • Oi Eunice!
    Sugiro pesquisar nas lojas de plantas da sua região. Se não encontrar, minha dica é plantar Onze Horas a partir de sementes. Elas têm cores sortidas. Você terá a sua muda amarelinha com maior facilidade. Pode comprar o saquinho de sementes pela internet no site da Toca Verde ou da Plantei, que são bem confiáveis. As sementes de Onze Horas também são encontradas com facilidade nas lojas de plantas e artigos de jardinagem.
    Um beijo e boa sorte!!