Trepadeira jasmim-estrela
Paisagismo

Trepadeiras com flores para conquistar seu coração

“A varanda da casa da minha mãe é enorme e aproveitei para fazer um terraço. Que tipo de planta pendente ou trepadeira posso plantar que feche bem? É uma rua movimentada e tira a privacidade que busco. Em volta, coloquei uma tela de aço galvanizado – o que, acredito, dificulta a trepadeira a agarrar. Quero uma que dê bastante flores, mas posso mesclar com uma só com folhagens.”

Katia – Rio de Janeiro

Querida, você acertou em cheio ao buscar uma trepadeira para sua varanda. Uma de suas funções é conferir mais privacidade aos ambientes, com o preenchimento de muros, treliças, pérgolas, paredes e cercas-vivas. Isso sem falar que, com a graça do verde, é possível suavizar a paisagem e proporcionar um toque de cor e aconchego às construções. Tenho uma boa notícia para você: a tela de aço galvanizado, ao contrário do que pensa, será uma grande aliada na fixação da planta.

As trepadeiras são sempre uma boa opção para embelezar qualquer jardim, do mini ao giga, seja qual for o estilo. Elas se desenvolvem de maneira oportunista – no bom sentido, é claro -, caminhando sempre em busca de espaço e iluminação adequada. Carinho, para elas, é solo bem nutrido. Cuidado é um suporte adequado, uma rega periódica, uma poda regular. Dessa forma, elas podem crescer à vontade, em qualquer direção e com muita flexibilidade, até alcançar o ponto onde estejam banhadas pelo sol e prontas para brilhar.  

Como escolher a trepadeira ideal

Antes de escolher uma trepadeira, pergunte a si mesmo quais são as suas intenções com ela. A leitora Katia quer uma planta que preencha bem o espaço disponível. De preferência, com muitas flores. No momento da escolha, o desejo pessoal é super importante. Só não vale deixar de pensar no que você tem a oferecer para a planta, isto é, nas condições locais para o seu desenvolvimento: clima, tempo de exposição ao sol, estrutura de suporte e qualidade do solo.

Tenha em mente que a recompensa não será imediata. A gente não se cansa de ver aquelas fotos de pergolados maravilhosos, com flores que se derramam e arrancam suspiros. Mas para realizar este sonho é necessário ter muita dedicação e planejamento. As trepadeiras não crescem do dia para a noite. Mas quando crescem, ninguém as segura! É preciso mantê-las sob controle com podas regulares. É preciso planejar o espaço para o crescimento da planta.

E o mais importante: escolha a planta certa. Pense no suporte que você tem a oferecer (muro, treliça, cerca etc) e verifique se é o ideal para a trepadeira que balançou seu coração. Vocês nem imaginam a dor de cabeça que é uma trepadeira descontrolada! Ela pode quebrar calhas e vigas de uma casa, destruir muros e fugir totalmente do controle. Avalie a altura e a extensão da espécie, veja como são suas raízes e considere o local onde será plantada. Pense bem e escolha com carinho.

Sugestões de trepadeiras com flores

Tela de aço galvanizado + desejo de preencher bem o espaço + preferência por uma trepadeira florida = a leitora Katia tem o cenário perfeito para realizar seu sonho. Cercas, grades, telas e alambrados podem se transformar em lindas cercas-vivas. Esse tipo de suporte pede uma trepadeira com flores para a gente admirar e amar.  

Para que a cerca feche mais rápido, plante mudas saudáveis ao longo da estrutura, com a distância mínima de 1m entre elas. Use terra drenada e bem adubada e plante a trepadeira no sentido do vento. Assim, quando o vento soprar ela ficará mais agarrada à estrutura. No caso da cobertura de muros, nunca se deve plantar a trepadeira completamente encostada na parede. Deixe o espaço mínimo de 40cm para não ter dor de cabeça com o desenvolvimento da planta.

Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)

Trepadeira Amor-agarradinho
Essa trepadeira é puro amor. Confere um ar de romantismo a qualquer ambiente. Dá flores lindas e delicadas, em tons de rosa e branco, no formato de coração.   Perene, é perfeita para criar barreiras visuais e cercas-vivas, podendo ser utilizada também em grades, muros, arcos, caramanchões e onde mais seu coração mandar. A amor-agarradinho se adapta bem a qualquer tipo de suporte, pois não é muito vigorosa. Cuide bem dela, sempre sob sol pleno, em solo rico em matéria orgânica. É tolerante ao frio. E se adubá-la periodicamente, tenho certeza que será retribuído com uma floração intensa. Despertará todos os olhares, atraindo também algumas abelhas.

Jasmim-estrela  (Trachelospermum jasminoides e Jasminum nitidum)

Trepadeira jasmim-estrela
Flores brancas, em formato de estrela, e um doce perfume sem igual – eis o que você precisa para se sentir mais perto do céu. As folhas verdes, escuras e brilhantes, contrastam com o branco das flores. Essa trepadeira rústica e versátil é uma planta perene e pode ser utilizada na cobertura de grades, cercas, pérgolas, treliças e caramanchões. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo rico em matéria orgânica. Necessita de tutoramento para escalar suportes. Se for plantada em vasos, que sejam bem grandes. Pode ser cultivada em todo país, até em regiões mais frias. Só evite plantar o jasmim-estrela perto das janelas dos quartos, pois o aroma de suas flores é muito forte. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas.

Madressilva (Lonicera japonica)

trepadeira_madressilva
Essa é a trepadeira ideal para quem deseja contemplar flores delicadas, sentir seu perfume e, ainda por cima, atrair beija-flores.   A folhagem, escura e densa, contrasta com as florzinhas de coloração branca e amarela. A madressilva é uma planta perene, muito indicada para quem aprecia seu intenso perfume e deseja cobrir cercas, treliças, pérgolas, muros e caramanchões. Em certas regiões, é considerada uma planta invasora, pois cresce com muita facilidade. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo rico em matéria orgânica. Precisa ser regada periodicamente. Também não deve ser plantada próxima dos quartos, devido ao seu forte perfume.

Sete-léguas (Podranea ricasoliana)

Trepadeira Sete Léguas
Trepadeira rústica, de crescimento muito rápido, com flores lin-das em tons de rosa. Precisa de algo mais? Ah, sim, ela atrai muitos pássaros com seu perfume singelo. É para plantar e amar!   Precisa de sol pleno, mas prefere climas mais amenos. Cresce tanto, tanto, tanto, que pode atingir até 10m de comprimento. É preciso ter cuidado com telhados e coberturas. A sete-léguas é perfeita para dar um toque de charme aos muros, cercas, grades, pergolados e caramanchões. Se ela balançou seu coração, utilize estruturas de apoio mais resistentes e não descuide das podas.

Mandevilla (Mandevila, Dipladênia, Jalapa-do-campo ou Jasmim-brasileiro)

Trepadeira Mandevilla
As flores chamam a atenção pela beleza e simplicidade. Há quem diga que elas têm o cheirinho gostoso de chiclete de tutti-frutti. A mandevilla é uma trepadeira perene, conhecida internacionalmente, que se destaca pela rusticidade e por florescer ainda bem jovem. Com suas flores lindas e-nor-mes (algumas chegam a ter 10cm de diâmetro!), confere um ar de romantismo a qualquer ambiente, especialmente quando utilizada em pérgolas, cercas, colunas e caramanchões. É indicada para qualquer tipo de suporte, do leve ao mais estruturado. Para florescer o ano inteiro, cuide dela com carinho, sob sol pleno ou meia-sombra, em solo rico em matéria orgânica. Ela gosta de regas moderadas e não suporta frio intenso. É uma planta tóxica: nenhuma parte pode ser ingerida e a sua seiva pode causar irritações na pele.

Tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora)

Trepadeira Tumbérgia Azul
Flores bem rústicas e crescimento rápido. Se é isso que você procura, a tumbérgia-azul vai conquistar seu coração. Menina fácil, nem um pouco exigente, adora sol pleno, mas consegue viver bem só com um solzinho da manhã. Pode ser encontrada em tons de azul, lilás e branco. É uma ótima opção para cobrir muros, cercas, grades, pérgolas e até mesmo aqueles cantinhos feios do nosso quintal. Gosta de solo fértil e de regas periódicas. Atrai abelhas e borboletas.

Alamanda (Allamanda cathartica)

trepadeira_alamanda
Quem gosta de amarelo-ouro fica encantado com essa trepadeira. Com flores singelas, bem rústicas, é capaz de enfeitar o jardim o ano inteiro. Adora sol pleno, solo fértil e regas periódicas. Cria um visual exuberante em muros, cercas-vivas, pérgolas e caramanchões. É indicada para estruturas mais resistentes, devido ao peso dos seus galhos. É uma planta tóxica: nenhuma parte pode ser ingerida e a sua seiva pode causar irritações na pele.


Créditos das fotos: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17

Onde encontrar mudas de plantas e trepadeiras

No Rio de Janeiro, o melhor lugar para encontrar mudas é na Cadeg. Mas sempre recomendo uma visita aos sítios e lojas de plantas que ficam na zona oeste da cidade, nas estradas principais dos bairros de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes. Os tijucanos encontrarão muitas opções na Rua Major Ávila, carinhosamente conhecida como Rua das Flores. O mais importante é encontrar uma loja de sua confiança. Ou um vizinho para doar uma muda.

Gostou da ideia? Mostre para a gente o resultado! :)
E se pintar alguma dúvida, envie uma mensagem.

Obrigada pela visita!

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)

  • Cristiene Menezes

    Nossa! Que texto lindo! Romantismo total nas palavras. Amei!

    A foto do Amor-agarradinho, planta muito presente durante os anos de minha infância, fez com que eu viajasse de volta aos meus seis anos de idade. Nossa, que saudade!

    Parabéns!

  • Boa tarde Alice, simplesmente amei suas dicas!!
    Eu vou morar em apartamento e estou criando um jardim rustico na varanda. Pretendo decora-lo com plantas, mas gostaria de saber se é possivel plantar uma trepadeira em 1 das paredes da varanda, que possue um buraco vazado. Fiquei encantada com o Jasmin estrela, porém não sei se posso fazer isso em apartamento.. é perigoso subir para o andar de cima ou controlo tranquilamente com poda? rs
    Abraços

  • priscilla

    Gostaria de exemplos de trepadeiras com flores que pudessem ficar em jarro e envolvesse o portão de alumínio do corredor da minha casa. Obrigada!!

  • SEVERINO FEIJÓ DE MENDONÇA

    GOSTARIA IMENSAMENTE QUE O PLANETA TERRA EM BREVE FOSSE DIFERENTE
    RETIRADA DE UMA ENORME QUANTIDADES DE CARROS DAS RUAS E PRINCIPALMENTE NO
    BRASIL,ONDE SE VER AS CIDADES COM SUAS AVENIDAS QUE MAIS PARECEM UM FORMIGUEIROS DE VEÍCULOS
    PULINDO TODO O MEIO AMBIENTE.

  • yolanda

    ganhei esta trepadeira mas não sabemos seu nome. Pode me ajudar?

  • Bom dia.
    Deus esteja contigo.
    Tenho paixão por trepadeiras mas nao sei como escolher.
    Ate fiz um no meu jardim mas dava tanta lagarta (bichinho que me dá pavor) que eu acabei arrancando.
    Gostaria de uma dica: qual trepadeira posso plantar (local resistente e amplo) que floresça o ano inteiro e que tenha uma cobertura rápida?
    Obriga.
    Lucia.

  • sueli souza

    Sou mto apaixonada por plantas

    • Eu também, Sueli! :)
      Elas renovam nossas forças, não é mesmo?
      Um beijo!

  • humberto firmo

    Belas trepadeiras..
    ótimo portal
    parabéns