Receber em casa

Checklist: 5 dicas para receber em casa

Há algum tempo atrás, só de pensar em reunir a família e os amigos em casa, já entrava em desespero. Sério! Imaginava taças de vinho voando direto nas minhas paredes. O banheiro transformado em um típico banheiro de bar. Crianças esfregando as mãos melecadas de brigadeiro no sofá. Enfim, sempre tive muita criatividade para imaginar essas tragédias. (risos)

Até que chegou o primeiro aniversário do maridão aqui no nosso apê. Como tínhamos acabado de nos mudar, não dava para passar em branco. Fizemos uma festinha para 15-20 pessoas e, graças a Deus, nenhuma das minhas previsões se concretizou! A galeria de fotos mostra um pouco a decoração, em azul e amarelo, com muitas hortênsias e crisântemos. :)

Anfitrião nota 10: prepare-se para receber em casa

Passado o susto inicial, comecei a gostar de organizar pequenas festas em casa. Adoro pensar em formas de surpreender meus convidados, seja com novas comidinhas, playlists temáticas ou uma decoração bem diferenciada. Receber em casa dá prazer, mas requer cuidado e organização. Quer saber por onde começar? Confira as dicas:

1. Entre no clima para receber

Antes de qualquer coisa, você precisa estar no “clima” para receber as pessoas em sua casa. Você pode adorar receber, como eu, mas existem momentos em que não estamos com ânimo ou disposição para isso. E não adianta forçar a barra: o segredo de um bom anfitrião é o carinho e a atenção que ele dispensa aos seus convidados. Missão impossível para uma pessoa estressada, irritada ou cansada.

2. Elabore a lista de convidados

Lembre-se que as pessoas não precisam pertencer ao mesmo círculo de amizade, mas é importante que tenham pontos em comum, como idade, gosto musical, estilo de vida, interesses similares ou outras afinidades.

3. Conheça bem o perfil dos convidados

Para pensar em cada detalhe, você precisa conhecer bem os gostos, necessidades e preferências dos seus convidados. Costumo fazer uma análise bem cuidadosa, identificando o perfil de cada pessoa. Veja um exemplo:Checklist - Modelo de perfil do convidado

4. Pense nos detalhes para agradar a todos

Agora que você já sabe do que as pessoas gostam, chegou a parte mais gostosa: pensar em todos os detalhes para tornar este encontro super especial. Para começar, elabore um tema ou conceito. Sugestões: noite de queijos e vinhos, tarde de pizza e futebol, churrasco à beira da piscina etc. O céu é o limite para sua imaginação. Lembre-se apenas de criar estratégias para agradar um a um e promover o bem-estar de todos. Assim será fácil definir o cardápio, a playlist musical, a decoração, as brincadeiras e todos os mimos para surpreender seus convidados.

5. Dê atenção às questões práticas

- Álcool e direção não combinam. É melhor providenciar carona (ou táxi) para os amigos que gostam de beber ou até mesmo convidá-los para dormir em sua casa.

- Não esqueça as crianças. Quando vou receber amigos ou familiares com crianças, preparo um “kit básico de sobrevivência”, com comidinhas que eles curtem, livros de colorir, massinhas, DVDs infantis e qualquer outra coisa que possa manter os pequenos bem concentrados.

- Fique atento aos horários. Programe-se para que tudo esteja pronto antes de receber seus convidados. Tente adiantar ao máximo as tarefas que puder. Escolha pratos e petiscos simples de preparar ou montar.

Vou postando mais dicas para detalhar melhor cada etapa e mostrar a vocês um pouquinho das reuniões que rolam aqui em casa! :)

Obrigada pela visita!

Post anterior Próximo post

Você também vai gostar! :)

  • Jéssica Fusco

    Gostei das dicas. O difícil é pensar em todos os detalhes qd a festa é p mt gente! rsrs